Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020
Luiz Paulo Matias

Perdoe-me a falta de respeito

Publicada em 23/06/20 às 07:16h - 876 visualizações

por Rádio Bandeirantes - Tubarão/SC


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Professor Luiz Paulo Matias  (Foto: Rádio Bandeirantes - Tubarão/SC)

A partir de hoje, a cada terça-feira pelo site da rádio bandeirantes 1090 AM, inicio uma sequência de pequenos artigos tratando de assuntos imensamente sérios, visto que, ponderar sobre educação é ocasionar para si a responsabilidade de permanecer aberto ao diálogo numa sociedade cada vez mais cansada ao final do expediente.

Em tempos de crises pandêmicas, políticas, burocráticas, administrativas que serpenteiam as instituições e (quase) ninguém mais sabe quem faz o quê, para quê e com quê finalidade, um pandemônio trincado se fecha ao conhecimento dos fatos. Contudo, vale ressaltar, não é leitor? Fatos são fatos!

Não obstante, encontro-me desamparado quando e enquanto, para registrar minhas angústias em tempo e espaço, vejo as pessoas discutirem seus planos espalhafatosos, como aqueles que debatem política em boteco; depois das incontáveis bebidas que afetam a coerência da razão, não avistarem que só, e somente só, pela educação uma sociedade se renova e amplia oportunidades capazes de promover seres humanos em suas potencialidades (numa relação de causa final aristotélica) e se desenvolvem com o próprio desenvolvimento responsável pelo mundo em que se vive, convive e coexiste.

Assim, meus caros, é através de uma educação de qualidade que “partidos” se conversam e comungam, pois o “unido” prepondera. Pela educação, sagramos o outro e em época de COVID – 19 nos sentimos responsáveis por uma saúde social. Pela educação, buscamos a excelência e salvamos com os louros da conquista todos aqueles que investem em infraestrutura que compõem a própria estrutura da prática pedagógica.

Como escreveu Paulo Freire na sua Pedagogia da Autonomia, “formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas”. Educar é formar sujeitos críticos que analisam e procuram os fatos, como já mencionado, sem a culpa arrogante daqueles que preferem um PERDOE-ME A FALTA DE RESPEITO, mas...

Até a próxima!


Professor Luiz Paulo Matias

Professor de Filosofia e Ensino religioso pela rede Estadual de Ensino e Fundação Municipal de Educação - Tubarão - SC.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Sandra bastos dantas

01/07/2020 - 07:25:11

Prof. Luiz parabéns!!! Que consigamos nos unir cada vez mais em torno de uma educação digna que todo Ser merece !


Angélica Cristina Jorge Freitas

23/06/2020 - 09:55:14

Sabe professor, nós estamos angustiados por não podermos mais planejar o futuro, mesmo que antes o planejamento poderia não se realizar mas tínhamos uma esperança, agora tudo parece muito obscuro. Minha indignação está em ver a falta de educação do ser humano, o desleixo, a indiferença por alguns e os transtornos acentuados em outros referente ao Covid-19. Nunca houve tamanha discrepância, embora silenciosa atingindo a todos.Então sejamos pelo menos educados.Até semana que vem professor.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48991557632

Visitas: 527826
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2020 - Rádio Bandeirantes - Tubarão/SC - Radio Bandeirantes - Tubarão/SC