Outubro Rosa é celebrado com atividades de prevenção ao câncer feminino
02/10/2018 13:18 em Jornalismo

A cor-de-rosa pede passagem neste mês de outubro. Isto porque, é celebrado o Outubro Rosa em todo país, para lembrar a prevenção do câncer feminino.

Em Tubarão, diversas atividades foram realizadas para celebrar a data, em frente a Eco-Clínica, na Avenida Marcolino Martins Cabral na manhã desta segunda-feira (01).

A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Joares Ponticelli que destacou a importância do voluntariado.

“Sem a dedicação das pessoas que prestam um excelente trabalho voluntário, especialmente no setor da saúde, a prefeitura não teria como oferecer à população os serviços que necessitam, da forma que merecem. Minha palavra aqui é uma só: gratidão”, ressaltou o prefeito.

O diretor-geral da Eco-Clínica Dr. Mário Caporal, destacou a importância da realização dos exames em prol da saúde da mulher.

“Hoje os serviços já estão a disposição de todas as mulheres, sejam eles públicos e particulares. As mulheres têm acesso e elas ainda não tomaram consciência da necessidade de fazer a prevenção. Muitas vezes, elas acabam tendo medo; receio, pois exames como a Mamografia pode doer, ou exame do Cólon do Útero pode machucar, e não existe isso. Atualmente, os equipamentos de mamografia, por exemplo, são modernos; atualizados, e que não oferecem complicações maiores. Então, a mulher tem que cumprir com a sua parte também de procurar um serviço e fazer a prevenção.”

Após a abertura, os visitantes puderam participar de diversas ações de saúde – orientações para o autoexame, aferição de pressão arterial, exame de glicemia, vacinação contra HPV, fisioterapia – e de beleza: corte de cabelo, higienização facial, design de sobrancelha, entre outras iniciativas promotoras de autoestima e saúde.

Todos os serviços gratuitos foram disponibilizados até 16 horas.

A programação prossegue até o dia 30, com outras iniciativas como Caminhada Rosa, que ocorrerá no dia 06 de outubro, Ações de Saúde, Mesa Redonda, Dia de Prevenção, Missa de Ação de Graças e Culto Ecumênico.

Os postos de saúde também vão oferecer atividades especiais e, alguns deles, conforme programação própria, funcionarão, inclusive à noite, para realização de exames citopatológico de colo do útero (papa nicolau), exame clínico das mamas, orientação sobre saúde da mulher, prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e colo uterino.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!