Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado no Hospital Nossa Senhora da Conceição com campanha
28/09/2018 10:31 em Jornalismo

Com o tema “Quando doamos órgãos, doamos vida!” o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, lançou uma campanha para o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, e que foi celebrado nesta quinta-feira (27).

Durante todo o dia, a Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) da instituição promoveu ações de educação em saúde aos colaboradores, médicos, pacientes, acompanhantes e visitantes com a finalidade de conscientizá-los da importância da necessidade se de comunicar aos familiares o desejo de ser um doador. 

Segundo o coordenador da CHT, Dr. Vilto Michels Júnior, diversos fatores contribuem para que a doação de órgãos não seja realizada, mas um dos principais é a negação familiar, uma vez que no Brasil, para ser doador, não há legislação específica para deixar registrada a vontade de doar. “É necessário comunicar o desejo à família, pois somente os parentes podem autorizar a doação”, esclarece o médico.

A doação pode mudar a vida de muitas pessoas e os órgãos vão para os pacientes que necessitam de transplantes e que já estão aguardando em uma fila de espera única. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais e a posição em lista é determinada com base em critérios, como tempo de espera e urgência do procedimento.

No HNSC, o trabalho de conscientização e as intermediações das captações são  feitas pela equipe multiprofissional da Comissão Hospitalar de Transplantes que realiza diariamente a busca ativa de possíveis doadores. Toda esta dedicação resultou em 27 notificações à central de transplantes de janeiro a agosto deste ano. Deste total  nove doações  múltiplas de órgãos foram realizadas, além de 28 doações de tecido ocular no mesmo período. “O HNSC está com 71,4% de aceitação da família e esse número é considerado muito bom”, revela Dr. Vilto.

A Comissão Hospitalar de Transplantes está instalada dentro do HNSC e com uma equipe de seis pessoas, atende a toda região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna).

Em abril deste ano, o HNSC recebeu um certificado de reconhecimento, nesta pela dedicação e apoio às ações desenvolvidas pelo SC Transplantes, que resultaram em inéditos 40,3 doadores por milhão de população em 2017. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) durante uma sessão especial de homenagem ao Sistema Estadual de Transplantes.

Santa Catarina continua líder no ranking de número de doações de órgãos para transplantes no país. O HNSC está em sexto lugar no Estado como o hospital que mais realizou doações múltiplas de órgãos. Somente no ano passado, foram 17 doações múltiplas, ficando atrás apenas de Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí e Florianópolis.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!